top of page

CADEIRA 04

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSORA

Breve Curriculun

Acyr Loures Pacheco, nasceu em Guarapuava no dia 10 de abril de 1932. Filho de Esmeraldino Pacheco e Maria Loures Pacheco.

Cursou as duas primeiras séries do curso primário no Colégio N. S. de Belém e as duas séries seguintes no antigo Colégio São José (Colégio dos Padres).

Fez as três primeiras séries do Curso Ginasial no Colégio Belmiro Cesar, em Curitiba, e a última no Colégio Francisco Carneiro Martins de Guarapuava.

Terminado o Curso Ginasial retornou a Curitiba para o mesmo Colégio concluindo o antigo Curso Científico.

Para cumprir o Serviço Militar, matriculou-se no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Curitiba. Terminando o Curso foi declarado Aspirante a Oficial. Convocado para o serviço ativo, serviu no 20° Regimento de Infantaria, da Capital do Estado, sendo promovido ao Posto de 2° Tenente da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

Diplomou-se Farmacêutico pela Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná e em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da mesma Universidade.

Ainda como estudante, iniciou as atividades de Magistério como Professor de Química do Colégio Novo Ateneu, em Curitiba.

Regressou a Guarapuava assumindo a propriedade e a direção da Farmácia Santa Terezinha, a qual funcionou por trinta anos.

Casado com Alcina Soares Pacheco, tem três filhos: Acyr, Mauro César e Luiza Maria, além de cinco netas: Juliana, Ana Carolina, Mariana, Aline e Maria Cecília.

Em Guarapuava, atuou no Magistério como Professor Suplementarista de Química, Física e Matemática no Ginásio Agrícola Arlindo Ribeiro, na Escola Normal Prof. Amanho e Colégio Francisco Carneiro Martins.

Por habilitação em Concurso Público, foi nomeado Professor de Química do Colégio Francisco Carneiro Martins.

Exerceu, por vários anos, diversos cargos na Diretoria do Clube Guaíra, ocupando por dois mandatos a sua Presidência.


Foi eleito Vereador à Câmara Municipal de Guarapuava.

Nomeado Inspetor Regional de Ensino, desempenhou o cargo por 18 anos.

Recebeu da Prefeitura Municipal o título de Cidadão Benemérito de Guarapuava. 

Acyr Loures Pacheco
bottom of page