top of page
Armando Holocheski
Breve Curriculun

Armando Holocheski nasceu aos 12 de outubro de 1940 e, como de praxe, no Cartório constou 15 de novembro, e o prenome Holocheski. Os pais Pedro Holyszewski e Emília Waligura, naturais de Mallet, tinham migrado para Cruz Machado, Paraná, e residiam na Linha Rio d'Areia, colonizada por alemães, Serras, rios, matas e o árduo trabalho dos adultos e crianças foi o ambiente da infância. 

Polonês, ucraniano, alemão e português com sotaque foram os idiomas da colônia. A Escola Isolada, um clube dos alemães fechado por Vargas, e o Prof. André Piwowarski, os primeiros passos nos estudos. Pretendia ser padre. Por mercê do retraído Bispo D. Antonio Mazzarotto, que acreditou no seu projeto, cursou o Seminário Menor São José, em Ponta Grossa e Filosofia e Teologia, em Curitiba . Ordenado Presbítero em 04 de dezembro de 1966, por D. Frederico Helmel, atuou em Cruz Machado, Ponta Grossa e como Cura da Catedral de Guarapuava, de 1968 a 1975. Foi professor nos Colégios Nossa Senhora de Belém e Escola Normal Professor Amarílio. 

Em 1975, transferiu-se para Curitiba, Igreja São Francisco de Paula, e em 1976, desligou-se do ministério regulado pelo Direito Canônico. 

Fixou residência em São José dos Pinhais, casou-se com a Profa Altiva T. Marcondes Karam e atuou voluntariamente nas pastorais paroquiais e como Membro da Comissão Paroquial de Liturgia. 

Até 1978 esteve da iniciativa privada, quando passou a atuar no serviço público da educação. 

Entre 1980 e 1984 foi Secretário Municipal de Educação, em São José dos Pinhais, Coordenador do Planejamento Educacional e Secretário Executivo da Fundação Municipal Pompílio Vaccari. 

De 1986 a 1990, Chefe do Grupo Administrativo da Secretaria de Estado do Planejamento, aposentando-se, em 1993 no Departamento de Administração de Materiais. 

Atuou ainda como professor de Filosofia, na Faculdade de Administração, Contábeis e Economia da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus.

Retornando a Guarapuava em 2000, presta serviços a Palmeirinha e Guarapuava, na organização e direção da Associação Pró-Palmeirinha, Casa da Leitura e Memória, comemorações natalinas, cursos e palestras nas paróquias, aulas de Bíblia e História da Igreja, no Propedêutico do Seminário Diocesano, organização e coordenação das Escolas Diocesanas de Formação Política e de Teologia para Leigos.

bottom of page