top of page

CADEIRA 24

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSORA

Breve Curriculun

Áurea Domingues da Luz nasceu em agosto de 1955, em Cascavel, Paraná. 

Terceira dos oito filhos do casal Therezio e Suzana Domingues da Luz. Do pai, de origem espanhola, herdou a tendência cigana revelada no gosto pelo novo, pelo desconhecido, pela busca constante de caminhos alternativos. Da mãe polonesa, a praticidade, o autodidatismo e a espiritualidade. Hipersensível, tímida, inquieta e curiosa.

Aprendeu a ler e escrever muito cedo por iniciativa própria. 

Aos sete anos, recusou-se a freqüentar a escola onde os irmãos mais velhos estudavam, não aceitava permanecer quatro horas numa sala de aula. Mais tarde, aos doze anos iniciou seus estudos formais e conheceu a riqueza das bibliotecas e a magia dos livros. 

Gostava de recitar versos e fazer teatros nas festividades da escola. 

Teve várias redações premiadas ainda no ensino fundamental. No ensino médio concluiu o curso técnico Redator Auxiliar e foi nesse período que viu seu primeiro poema publicado no Jornal Esquema Oeste de Guarapuava. 

Graduou-se em Letras em 1980, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava, e em Administração, em 1995, pela UNICENTRO.

Especializou-se em Finanças Bancárias pela FAE Curitiba, em 1996, e em Comércio Exterior pela mesma Instituição, em 1997. Concluiu o Mestrado em Relações Internacionais, em 2002, pela UNISUL em Florianópolis - SC.

Iniciou sua vida profissional muito cedo, já aos doze anos aprendeu o ofício da mãe que era costureira. Seu primeiro emprego, aos dezessete anos, foi como professora no Grupo Escolar Luiz Scheleder, em Inácio Martins.

Em Guarapuava, trabalhou na área contábil na empresa Santa Maria; na área administrativa no INSS; como professora no Colégio Nossa Senhora de Belém e Faculdades Guarapuava.

No Banco do Brasil, trabalhou de 1982 a 2003, exercendo suas atividades em várias áreas. Dentre elas destacam-se a área internacional, processamento de dados e educação corporativa. Atualmente é Diretora da empresa EDUC - Educação Corporativa, com sede em Guarapuava.

Aos onze anos, quis ser freira, insistiu com a mãe para que lhe permitisse iniciar os estudos em colégio de educação religiosa. A mãe achou que era cedo e a vocação foi substituída pela carreira profissional. Catequizou crianças e adolescentes por vários anos na igreja Dom Bosco, na Catedral N. S. de Belém e na cidade de Castro, onde residiu por um ano. Criou um coral infantil e foi coordenadora de estudos religiosos na comunidade Dom Bosco. A solidariedade, a cidadania e a democracia fazem parte de sua ideologia de vida. Acredita que a educação e a paz são necessárias à humanidade.

Seus poemas foram publicados em jornais, revistas e coletâneas e expostos em espaços culturais do Banco do Brasil, Banestado, SESC e Universidades. Sua obra mais recente foi publicada, em 2004, sob o título Entrelinhas e Reticências.

Publicações
Envie um e-mail - aureapoeta@ig.com.br
botão instagram 3_edited.jpg
Áurea Domingues da Luz
bottom of page