top of page

CADEIRA 12

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Cel. Bernardino Roseira de Lacerda nasceu em Guarapuava, em 29 de agosto de 1869, filho do alferes João Soriano Tavares de Lacerda e Corina de Morais Roseira Lacerda.

Foi político de prestígio, militou no Partido Republicano Paranaense. Desempenhou as funções de "camarista", hoje vereador; durante 4 legislaturas e, no exercício de 1908 a 1912, exerceu a presidência da Câmara.

Foi prefeito substituto completando o mandato do prefeito Cel. Frederico Ernesto Virmond, desenvolvento profícua gestão.

No ano de 1912, na sua gestão como prefeito foi criado o Grupo Escolar n° 4, hoje Escola Estadual Visconde de Guarapuava.

Em 12 de junho de 1905, foi nomeado, por ato do Presidente da República, Dr. Rodrigues Alves, para exercer o cargo de Juiz Federal substituto, no município de Guarapuava.

Como comerciante era aqui estabelecido, desfrutando de grande prestígio pela sociedade com que conduzia seus negócios.

No campo da pecuária, destacou-se na criação de gado, nas fazendas do Poço, no distrito de Goioxim e Carazinho, hoje município de Canta Galo.

Cel. Bernardino Roseira de Lacerda faleceu em 10 de julho de 1943, no exercício de sua função quando as câmaras foram fechadas pela decretação do estado novo, encerrando, assim, sua vida pública. Do consórcio do Cel. Bernardino com D. Josefina Bandeira Camargo nasceram os seguintes filhos: Judith, casada com o fazendeiro Rutílio Loures Ribas; Ruth, casado com Darcy Prado Martins; João, casado com Helena Ribas; Manoel, casado com Maria Rosa; Henrit, Malvina e Helena.

Foi no campo da política, pecuária e comércio que Cel. Bernardino Roseira de Lacerda exerceu as suas atividades, todas em Guarapuava.

Em 1935, retomou a atividade política, sendo eleito camarista para o quadriênio seguinte, exercendo seu mandadto até 1937, quando as Câmaras foram fechadas pela decretação do Estado Novo, encerrando, assim, sua vida pública, porquanto o poder legislativo só foi restaurado pela Constituição de 1946 e ele havia falecido, em 10 de julho de 1943.

Bernardino Roseira de Lacerda foi um dos idealizadores e fundadores do Clube Guayra, tendo contribuído significativamente para a sua consolidação.

Bernardino Roseira de Lacerda
bottom of page