top of page

CADEIRA 33

FUNDADORA

PATRONESSE

SUCESSORA

Nasceu em Guarapuava, Paraná, a 21 de agosto de 1914. Filha de Justiniano Pinheiro e Olívia : :Saldanha Branco Pinheiro.

 

Completou o curso secundário em Curitiba no Colégio Kulo Paranaense, exerceu o magistério na Escola Primária do Comércio do Paraná.

 

Em 1930, mudou-se para o Rio de Janeiro onde cursou Enfermagem na Escola Ana Nery, dedicando-se paralelamente às artes plásticas.

Aprendeu pintura, escultura e cerâmica com artistas como Chamberland, Salvador Caruso, Henrique Cavalheiro, Edson Motta, Gutman Bichu e outros.

Em 1950, realizou sua primeira exposição em óleo sobre tela no Salão Fluminense de Belas Artes.

Em 1953, conquistou medalha de prata no Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro com trabalhos em cerâmica.

Em 1954, recebeu do Ministro da Educação e Saúde, Dr. Simões Filho, o título de "Primeira professora de cerâmica do Brasil".

Em 1956, recebeu medalha de ouro no Salão Nacional de Belas Artes. No mesmo ano foi laureada com o Prêmio Viagem e medalha de bronze no XI Salão de Belas Artes do Clube Militar. Posteriormente participou do Salão da Marinha em Cabo Frio.

Foi membro do “Ateneu Internacional de Cultura" com sede em Belo Horizonte que possuía 81 cadeiras, cada uma correspondendo a um país filiado à ONU, sendo a da Noruega ocupada por Cybele.

Faleceu a 27 de janeiro de 1964, merecendo busto de bronze por seus trabalhos como enfermeira e artista, em seu túmulo no cemitério São João Batista no Rio de Janeiro.

Algumas primorosas obras de Cybele em óleo sobre tela e cerâmica artística podem ser apreciadas no acervo do nosso Museu Municipal.

Cibele Saldanha Branco
bottom of page