top of page

CADEIRA 08

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSORA

Aos 3 de agosto de 1886, falecia o Major França, com a idade de 80 anos, natural de Curitiba, casado com Ana Joaquina da Incarnagdo França. Deixou testamento e libertos os seus escravos: Cesario, Narciso e Elisio.

Quando Juiz de Paz, no ano de 1841, indicara Hermenegildo Alves de Araujo e Francisco Jose dos Santos para segundos comandantes das duas Companhias de Guardas Policiais desta Freguesia de Belém.

Nesse ano, recebeu do Presidente da Província de S. Paulo aprovação a nomeação que fez de Jose Ferreira dos Santos e Joaquim Jose de Almeida para Inspetores de Quarteirão da povoação de Palmas.

O Presidente da Província de São Paulo recomendava-lhe ainda que continuasse a empregar toda sua vigilância sobre a picada dos campos Novos a povoação de Palmas.

Em 22 de fevereiro de 1854 foi nomeado Delegado de Policia, o primeiro desta Freguesia. Em 1853 possuía 5 escravos e 7 agregados.

Rufina Maria Crespa, ìndia natural do Paiquere, filha de Cavireijo ,educada que na casa do Major França, casa-se em 21 de agosto de 1855 com Francisco Fidelis Ferreira. Rufina era mãe de Laurentina, casada com Redaulino Jose de Oliveira a quem o Major Franca deixara 300$000 em testamento.

Na qualidade de Juiz Municipal de Órfãos dera promessa de Oficial de Justiça a Francisco Luiz Tigre, em 20 de julho de 1858.

A Câmara Municipal atestou em 22 de julho de 1861, que ha 30 anos mais ou menos, o Major reformado da Guarda Nacional Francisco Manoel de Assis França, vinha exercendo funções publicas, sempre demonstrando zelo e prudência alem de exemplar comportamento.

Assumiu, em 1° de junho de 1868 a Presidência da Câmara. Foi Deputado Provincial na legislatura de 1870 a 1871.

Cesario Ventura do Nascimento França, que tinha sido seu escravo, casou-se, em 16 de maio de 1885, com Francisca Batista dos Santos, tendo falecido com 90 anos de idade, em 25 de outubro de 1941.

Francisco Manoel de Assis França
bottom of page