top of page
Luiz Cleve Teixeira
Breve Curriculun

Luiz Cleve Teixeira, natural da cidade de Ponta Grossa, veio para Guarapuava com a idade de 12 anos; aqui passou a sua adolescência e juventude, constituiu família, tornando-se cidadão honorário de Guarapuava, conforme Projeto de Lei apresentado pelo ex-vereador Valmur Tadeu Loures de Siqueira.

Exerceu os seguintes cargos: Diretor da Secretaria da Câmara Municipal; Auxiliar de Gabinete da Câmara Municipal; Vereador por três mandatos, Secretário da Prefeitura Municipal; Secretário do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural; Assessor do Departamento do Patrimônio Histórico de Guarapuava; Escrivão de Polícia, Escrivão do Tabelião por Lei do Distrito de Guará; Sub-Oficial do Cartório do 1° Ofício do Registro de Imóveis da Comarca; Oficial Maior do 1° Tabelionato de Notas da cidade; Escrivão do Crime, Júri e Execuções Criminais da Comarca e juiz de Paz da sede da Comarca.

Atuou como 1° Comentarista Esportivo da Rádio Difusora, redigia e apresentava um programa esportivo de segunda à sábado na Rádio Difusora de Guarapuava, no horário das 19h às 20h, que se intitulava Mundo Esportivo. Foi comentarista esportivo da mesma Rádio, em jogos amadores, campeonato local e amistosos e nos jogos em que Guarapuava Esporte Clube e Grêmio Esportivo do Oeste integraram a 1 a divisão de profissionais do Estado.

Foi redator esportivo do semanário Folha do Oeste, onde escrevia uma página com o título 7 dias no esporte. Escrevia ainda uma crônica intitulada "Observando", na Folha do Oeste, na qual focalizava diversos assuntos interessantes da comunidade.

Na área de esportes, reorganizou o Guarapuava Esporte Clube, em 1940, o qual se encontrava inativo desde 1934. Fundou no Grêmio Esportivo do Oeste, diversas escolinhas de futebol, defendeu o Grêmio como atleta, posteriormente foi Secretário da Associação Atlética Batel. Foi técnico do Grêmio Recreativo Esportivo Madeirit.

Autor do compêndio Guarapuava 1819- 1989 , do livro Reminiscências do Passado e Terceiro Planalto.

bottom of page