top of page

CADEIRA 19

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSORA

Breve Curriculun

Maria da Glória Martins Messias nasceu em Guarapuava-Pr, em 07 de maio de 1961. Filha de Zoé Martins Messias e João Messias Sobrinho. Educada pelos seus avós maternos Angelina Ribeiro Martins e Francisco Meira Martins. Esposa de Nilson Luiz Gazzoni e mãe de Francisco Martins Messias Gazzoni.

Iniciou sua trajetória escolar na Escola de Aplicação Visconde de Guarapuava; cursou a 5a série na Escola Adventista Professora Leonídia; concluiu o Ensino Fundamental no Colégio Manoel Ribas. Cursou o Ensino Médio no Colégio Francisco Carneiro Martins.

Graduada (1983) em Pedagogia — Licenciatura Plena e habilitação de Orientação Educacional, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Especialista (1989) em Pedagogia Freinet, UNICENTRO.

Mestre (1995) em Educação, área de concentração — Metodologia do Ensino, convênio UNICENTRO com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutora (2000) em Educação, área de concentração Ensino, Avaliação e Formação de Professores, pela Faculdade de Educação — UNICAMP.

Docente atuante (desde 1986) na UNICENTRO, Departamento de Pedagogia (DEPED). Líder (desde 2002) do Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Continuada — GAPE. Fundadora e membro da Comissão Interna de Pesquisa do DEPED.

Autora de artigos sobre Educação e de produções acadêmicas:
- Monografia de Especialização A importância do texto — livre para o desenvolvimento da expressão escrita da criança. Orientador: Professor Mestre Giocondo Fagundes.
- Dissertação de Mestrado "Implantação e desenvolvimento da disciplina de introdução à metodologia Científica: resgatando processos". Orientadora: Professora Doutora Rosália Maria Ribeiro de Aragão.
- Tese de doutorado Aventurando-se no conhecimento: a construção de uma partitura porvir. Orientadora: Professora Doutora Corinta Maria Grisólia Geraldi.

Estudou Inglês e Espanhol na Wizard Idiomas, Guarapuava — Pr e Língua Brasileira de Sinais — LIBRAS — no Centro Educacional Vitória, com a professora Irene M. Stock.

Atualmente faz o curso de aperfeiçoamento em Inclusão Educacional, extensão universitária, na modalidade à distância —UNICENTRO — IBAC (Instituto Base de conteúdos e Tecnologias Educacionais).

 

Estuda piano e teclado com a professora Márcia Rickli, violão e guitarra com o professor Antonio Marcos do Valle, na Academia de Música Musa. Estuda canto com a professora Eliana Neto Fialho, na escola Arte e Canto, no Centro Cultural Bethoven. Cursa Karatê, com as Senseis Lurdes Krieger e Rosana Krieger, na Academia Kin-Karatê-do Tradicional.

Maria da Glória Martins Messias
bottom of page