

CADEIRA 26

FUNDADOR
PATRONO
SUCESSOR


Maria Regina da Silva Vargas, nascida em 22 de julho de 1954, em Santo Antonio da Alegria-SP, filha de Edna da Silva Roberto e Joaquim Roberto da Silva.
Aos 4 anos de idade mudou-se para Araras-SP, onde fez o Grupo Escolar, o Ginásio e o Colegial Normal. Iniciou o curso de Letras Português/Inglês, o qual não concluiu. Trabalhou no Banco Itaú por sete anos, em diversas funções.
Casou-se em 1977 e logo em seguida mudou-se para Ponta Grossa, onde nasceu Luciana Vargas. Depois de dois anos mudou-se para Guarapuava, onde nasceu Jaime Vargas, o segundo filho.
Em Guarapuava cursou Pedagogia na, então, FAFIG, concluindo o curso em 1987.
Cursou três especializações, sendo uma na Universidade Federal do Paraná e duas na UNICENTRO.
Iniciou a carreira do Magistério na Educação de Jovens e Adultos, no CEEBJA.
Também trabalhou em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior e Pós-Graduação.
Seus temas de pesquisa e publicação foram Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Gestão Educacional e Envelhecimento Humano.
Atuou como docente, como supervisora educacional e diretora de campus avançado da Unicentro, onde também coordenou Projetos de Aperfeiçoamento a Distância e Projetos de Extensão.
Publicou diversos artigos nas áreas de pesquisa citados e coordenou publicação de livros na área de Gestão Educacional.
Foi Conselheira do Conselho Municipal de Educação e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Colaborou com a fundação da Associação Brasileira de UNATIS e coordenou a Universidade Aberta à Terceira Idade-UNATI-UNICENTRO-GUARAPUAVA, até sua aposentadoria em setembro de 2022.
Recebeu título de Mulher Cidadã de Guarapuava e tem a indicação para a cadeira 26 da ALAC como uma honra coroando sua vida profissional.