

CADEIRA 36

FUNDADOR
PATRONO
SUCESSOR
Nasceu em 21 de Novembro de 1885, em Terlohina, Rússia. Era filho de Antônio Bohomoletz e Maria AWA Bopecgnoskaia Bohomoletz. Ainda na Rússia, formou-se em medicina e casou-se com Ariadne Wasilievna Bohomoletz e deste casamento nasceram Paulo Miguel e Olga.
Veio ao Brasil no início do século XX, antes residindo em Itajaí, Santa Catarina, onde clinicou, afiliando-se à Loja Maçônica "Acácia Itajaiense".
Devido a problemas de saúde com sua filha Olga, então com 15 anos, e buscando melhor clima, o ilustre médico mudou-se para Guarapuava. Foi clínico e cirurgião no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, substituindo o Dr. Antônio Loiola de Macedo.
O referido hospital foi inaugurado em agosto de 1923, mas já em funcionamento desde março do mesmo ano. Nele, o Dr. Miguel propôs criar um laboratório de análises clínicas para a melhoria do atendimento aos doentes da região, tão carentes de assistência médica, na época. Também desenvolveu uma série de conferências públicas sobre higiene, além de tratar inúmeros doente e feridos, estes militares da Revolução de 1924.
Por cerca de doze anos foi o único médico da região de Guarapuava. Uma de suas preocupações foi angariar fundos para melhor aparelhar o Hospital são Vicente de Paulo, garantindo um melhor atendimento aos seus pacientes. Também criou o primeiro serviço de distribuição de água tratada na cidade, com a água proveniente da fonte que servia ao hospital. Abasteceu escolas, prefeitura e residências, serviço este que funcionou até os anos 60. Esta distribuição gerou algum rendimento, o qual auxiliou as despesas do hospital.
Em Guarapuava, ingressou na Loja Philantropica de Guarapuava, em 14 de agosto de 1928, sendo seu assíduo freqüentador.
Sua morte ocorreu em 3 de março de 1935, assassinado pelo fútil motivo de ter proibido corte de árvores em uma das propriedades do hospital.
Hoje, o ilustre médico que adotou nossa cidade está na lembrança da população, sendo homenageado com nome de rua no bairro Vila Bela e por uma cadeira na Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava.