top of page

CADEIRA 39

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Nasceu no dia 15 de maio de 1935, no município de Campo Bonito, estado de Santa Catarina. Aos cinco anos de idade, veio juntamente com sua família morar em Guarapuava.

Com 17 anos, formou-se no curso de Técnico em Contabilidade e, aos vinte, começou a trabalhar como radialista, sendo um dos pioneiros da radiodifusão de Guarapuava. Foi sócio gerente da Rádio Emissora Atalaia, onde criou vários programas de rádio que marcaram aquela época. Ainda na função de radialista, foi diretor da Rádio Difusora, compondo a famosa equipe de narração esportiva, da qual faziam parte: Diógenes Guimarães Pupo, João Carlos Prestes Taques e Luiz Cleve Teixeira, sendo também o primeiro diretor da Rádio Cultura.

Foi também vereador por um mandato e Presidente da Liga de Futebol de Guarapuava, na época áurea do Grêmio Esportivo do Oeste, que chegou a ser vice-campeão paranaense de futebol.

la década de setenta, começou dedicar-se à literatura, escrevendo crônicas para os principais jornais locais, como o Estado do Paraná, Folha do Oeste, Folha do Paraná.

Em 1984 publicou o livro Cidade Aberta, que é uma coletânea de crônicas, onde retrata os fatos pitorescos do cotidiano guarapuavano.

Estava preparando a publicação de um segundo livro, quando faleceu no dia 31 de dezembro de 1993.

Nikon Tembil
bottom of page