top of page

CADEIRA 14

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

No ano de 1861, perante o Presidente da Câmara Municipal da Vila de Guarapuava, Pedro Aloys Scherer assina o termo de naturalização, em livro próprio, declarando ter nascido na cidade de Versailles, França, em 1823, ser casado com Maria Joaquina Mendes de Almeida e ter o seguintes filhos: Aloisa, Maria Adelaide e Leopoldo.

Sua ligação com Guarapuava principia em 11 de março de 1847 quando acompanhou o engenheiro militar Henrique de Beaurepair Rohan, nas funções de Pelato-Corógrafo, numa expedição em direção ao Rio Paraná, cuja distância atingia 50 léguas.

O militar pouco tempo ficou nesta empreitada, transferindo para Pedro Aloys Scherer sua direção e cumprimento das exigências superiores, como atingir o Rio Paraná, abrir um caminho , fazer levantamento da mata e do terreno com plantas e mapas do trajeto percorrido.

Em três oportunidades ele enveredou para o sertão do Xagu, tendo encerrado essa expedição no dia 15 de agosto de 1851.

Explorou ainda os rios Uruguai, Ivaí, Tibagi e Iguaçu.

Ministrou aulas de música para 12 meninos pobres, conforme consta em relatório apresentado ao Governo Imperial, quando destaca as importâncias doadas ao governo central como contribuição diversa.

Colaborou como orientador e financiador do muro do cemitério, estrada para a Colônia Teresa, ponte sobre o rio Coutinho, planta da Matriz, aterro na rua da Matriz, na qualidade de Promotor Público (1864). Auxiliou o Governo Imperial no conflito bélico com o Paraguai. Exerceu por um bom tempo o cargo de Secretário da Câmara Municipal de Guarapuava, normatizando suas ações.

Solicitou dispensa, em 1866, para fazer parte numa expedição de Manoel Marcondes de Sá, em direção a Corrientes.

A Lei Provincial n° 304, de 26 de março de 1872, concedeu aos engenheiros Pedro Aloys Scherer, José Gonçalves Pêcego Junior e Sr. José Maria da Silva Lemos, o privilégio, sem garantia de juros por 50 anos para a construção de uma estrada de ferro de Paranaguá a Morretes.

Faleceu no ano de 1875 não conseguindo ver concretizado seu novo empreendimento.

Pedro Aloys Scherer
bottom of page