top of page

CADEIRA 22

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSORA

Breve Curriculun

Rita Camargo Caldas nasceu na cidade de Curitiba no dia 12 de setembro de 1941.

 

Filha de Athayde Mendes de Camargo e Angelina Camargo.

Casada com Lincoln Geraldo Caldas, residentes em Guarapuava desde 1963. Deste casamento nasceram dois filhos: Lucio Sérgio e Jefferson Luis.

Formou-se professora Normalista no tradicional Instituto de Educação em Curitiba. 

Lecionou por alguns anos no Colégio Estadual Hildebrando de Araújo e depois na Escola Cristo Rei.

Desde 1980, exerce o voluntariado, desempenhando diversos trabalhos na comunidade, tais como:
Coordenadora da Creche Madre Clélia Merlone, por duas gestões; Secretária do Centro de Nutrição Renascer; Sócia fundadora do Clube Soroptimista Internacional de Guarapuava, em 1995, exercendo diversos cargos como tesoureira; Presidente por duas gestões, Coordenadora Nacional de projetos, Membro do Conselho na Philadelphia, Coordenadora Nacional do programa Mulheres ajudando Mulheres de 2000/2002, Coordenadora das Eleições e Nomeações 2003, e, em 2004/2005, exerceu o cargo de Coordenadora Nacional do programa Violet Richardson. Sócia fundadora do Rotary Guairacá, ano 2000, sendo Presidente na gestão 2003/2004. 

Membro do Conselho Consultivo da Unicentro dos assuntos comunitários. 

Soroptimista Destaque ano de 2004, na área de crônicas e poesias. 

Mulher destaque pela Caixa Econômica, em 1997. 

Menção Honrosa da TV Araucária por serviços prestados à comunidade. 

Diploma Cidade de Guarapuava da TV Araucária 1999. Menção honrosa do jornal O Pharol por serviços à comunidade. Recebeu o título de Cidadã Honorária de Guarapuava em abril de 2004.

Articulista do jornal Diário de Guarapuava, desde 2003, com publicações semanais de crônicas. 

 

Conta com grande acervo de poesias já publicadas. 

Recebeu Menção Honrosa, em 2004, no Concurso Nacional de Poesias Nuno Álvaro Pereira promovido pela Editora Valença do Rio de Janeiro. 

Poesias premiadas: A bailarina e O jovem velho. Em Concurso Nacional categoria contos promovido pela mesma editora, teve três obras selecionadas. A Dança dos Fantasmas, Além das nuvens e Patético Retorno. 

Participou do 7° Concurso Nacional promovido pela Editora Valença - RJ, sendo agraciada com o primeiro lugar e recebendo o troféu Nuno Álvaro Pereira, com o conto Além das Nuvens.

Publicações
Rita Camargo Caldas
bottom of page