top of page

CADEIRA 13

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Sebastião Meira Martins, que nasceu na cidade de Guarapuava, em 24 de janeiro de 1928, adquiriu na infância vocação para as lidas campesinas, oriunda talvez de seus ancestrais, como Benedito Antônio de Meira, primeiro morador de Rio Bonito e Município de Turvo, via Pitanga; esse pelo lado paterno.

Pelo lado materno é ascendente de Bibiana Birriel Bitencourt, da quinta geração, a qual por certo, transmitiu-lhe como herança, o gosto pela leitura e o interesse de desvendar seus antepassados, suas coisas e seus feitos. Filho primogênito do ex-funcionário da justiça e pecuarista, Francisco Meira Martins e Angelina Ribeiro Martins, seus primeiros estudos foram feitos no Jardim de Infância e Grupo Escolar de Guarapuava, localizado onde hoje está situado o Fórum; posteriormente, no antigo Colégio São José, velho casarão que se situa na esquina da Rua Professora Leonídia com Senador Pinheiro Machado, fundos da Casa Paroquial.

Casou em 24 de janeiro de 1947, com Balbina Siqueira Martins (Ezite), filha de Francisco Camargo Ribas e Gertrudes Siqueira Ribas, tendo cinco filhos e desses treze netos e oito bisnetos.

Exerceu a profissão de agropecuarista em toda a plenitude. Reside em sua propriedade rural na Fazenda Capão Bonito de Baixo, desde o ano de 1948, fazenda esta que pertenceu à Família Siqueira Côrtes, integrante das sesmarias iniciais da região de Entre Rios, Guarapuava.

Contatando com pessoas antigas, colecionou uma série de fatos e acontecimentos transferindo-os para textos e adquirindo subsídios para colocá-los em seu primeiro livro Pioneiros do Vale de Entre Rios — 1818-1951. 

Lançou um segundo livro da genealogia das principais famílias pioneiras de nossa cidade com o título: Guarapuava, Nossa Gente e Suas Origens. 

Futuramente serão lançadas mais três obras de sua autoria.

Sebastião Meira Martins
bottom of page