top of page

CADEIRA 05

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSORA

Breve Curriculun

Nasceu no interior do Município de Videira, no Estado de Santa Catarina, no dia 29 de setembro de 1931, sendo o 1° filho de Silvio Agostinho Turco e de Angela Comerlatto Turco.

Permaneceu na casa paterna ate completar 12 anos, na localidade de Anta Gorda, em ambiente rural, onde foi alfabetizado.

Seguiu então para o seminário dos padres Salvatorianos, na cidade de Videira, e depois para o seminário da mesma congregação, na cidade de Jundiaí — SP onde fez o ginásio e o colegial. Em 1952, entrou para a congregação do Divino Salvador (Padres Salvatorianos), fez um ano de noviciado e seguiu para a capital de São Paulo para cursar filosofia e teologia.

Em todos estes anos de estudo teve oportunidade de dedicar-se, paralelamente, ao estudo de música, cantando nos diversos corais da congregação e, finalmente, dirigindo-os.

Foi ordenado Sacerdote, no ano de 1959, na Igreja Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava por D. Antonio Mazzarotto, Bispo de Ponta Grossa.


Trabalhou como padre durante 11 anos em diversas cidades do Estado de São Paulo, quer como professor, como diretor de seminários, como vigário coadjutor e como regente de corais.

Em 1971, pediu dispensa do Ministério Eclesiástico e mudou-se para Guarapuava para lecionar na FAFIG.

Em 1972 casou-se com a professora Igneze De Carli com quem teve 4 filhos, sendo que 2 faleceram em tenra idade e outros 2 vivem em Curitiba; o primeiro, Luiz Cesar, formado como Engenheiro Mecânico e o outro, Paulo Alex, no Ultimo ano de Engenharia Civil.

No momento, atua na Unicentro como Maestro — Regente do Coral Unicanto, cargo que ocupa desde 1987

Silvino Antonio Turco
bottom of page