top of page

CADEIRA 23

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Breve Curriculun

Tradicionalmente as auto-biografias iniciam com a data e local de nascimento, talvez uma retrospectiva seja, neste caso, mais significativa.

Do alto dos meus 59 anos, vejo que o Brasil, o Paraná, Guarapuava e a UNICENTRO me possibilitaram o que nenhum outro lugar me propiciaria.

O doutorado na UNICAMP foi uma oportunidade ímpar, a estada na PUC de São Paulo me abriu horizontes antes inimaginados, um curso de Letras-Anglo na FAFIG e a especialização em História Social, de alguma forma, viabilizaram um ingresso na Instituição.

Os anos de uma inesquecível permanência na Curitiba dos anos 60 me propiciaram um curso de Sociologia, Política e Administração Pública, e no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos um insuperável curso de Filosofia, que marcou definitivamente a minha vida, bem como os anos do então Ginásio e Clássico, em Ponta Grossa, os anos da adolescência.

A infância dos campos de Entre Rios, entre o gado e os caboclos, heróis da minha infância, da fazenda Cachoeira e do Bonsucesso.

O trem de Santos a Guarapuava.

Em especial um navio de nome Provence que, saindo de Gênova, passando por Marselha, pelo Gibraltar, Dakar, a Baía da Guanabara, o Rio com seu Cristo iluminado, marcou de forma profunda, colocando entre mim e minha terra natal, um oceano.

A Áustria, aos pés dos Alpes, à margem do Danúbio, a linda cidade de Linz, a minha primeira infância, no campo de refugiados n° 65, alojamento n° 25, apesar de tudo, os lagos Mondsee, Wolfgangsee, Salzburgo, um passeio pelo Danúbio até Passau permanecem para sempre na minha memória.

14 de outubro de 1944, às pressas, o exército russo bombardeando Belgrado, meu pai Heinrich Feller e minha mãe Anna Paunatz, recolhem um pouco de roupa e fogem com seus filhos Lea, Alexander, Heinrich e Waldemar, nascido em 3/8/1943, na cidade de Zemlin, junto ao Danúbio, próximo a Belgrado.

Hoje com uma companheira admirável, que deu sentido à uma vida que já quase nada significava, Tecla, com quem tenho dois filhos Carlos Henrique e Marco Aurélio, dos quais muito me orgulho e a quem desejo a construção de uma bela vida.

Waldemar Feller
bottom of page