top of page

CADEIRA 29

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSORA

Breve Curriculun

Elisabeth é filha de Ávio Bittencourt Ribas e Edylia Ana Maria Zambenedetti e irmã de César, Juarez, Meyre e Everton. Veio residir em Guarapuava com sua família, em 1964, deixando para trás sua bucólica cidadezinha natal (Xaxim-SC), que a acolheu em seus primeiros onze anos de vida.

No Colégio Nossa Senhora de Belém, cursou o ginásio e seu curso de Normalista foi realizado na Escola Normal Professor Amarílio Resende de Oliveira.

Em sua formação profissional, o Curso de Letras-Anglo foi o escolhido. Antes mesmo da conclusão do seu Curso Superior (1975 - na Faculdade Estadual Filosofia, Ciência e Letras de Guarapuava - FAFIG), já exercia desde os dezesseis anos, a docência de 1a a 4a série (pelo município) e, posteriormente, começou também sua caminhada como professora estadual (cargo que exerce até a presente data), atuando em várias escolas no Ensino Fundamental e Médio.

Especializou-se nas áreas de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.

Em 1980, deu início à sua carreira como docente do Ensino Superior na FAFIG, aprovada em concurso na área de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. A partir dessa data, participou diretamente de todas as “lutas" para transformação da FAFIG em Universidade e esteve à frente de importantes cargos administrativos, dando sua contribuição para o crescimento e fortalecimento dos primeiros passos da UNICENTRO.

Foi uma das fundadoras do Grupo de Teatro da FAFIG, sendo sua primeira presidente administrativa, coordenando vários projetos e espetáculos teatrais.

Assumiu, em 1987, o recém-criado Departamento de Cultura da FAFIG e foi responsável pelo mesmo até 1990, criando inúmeros projetos culturais, estabelecendo parcerias e vínculos com a comunidade, que permanecem sólidos até hoje. Nessa função, idealizou o Festival de Teatro Amador do Centro-Oeste – FETECO (hoje em nível nacional e transformado num dos grandes projetos culturais da Unicentro), Encontro da Arte Folclórica, o Fabuloso Mundo da Literatura e outros.

Com a criação da Unicentro foi a primeira Coordenadora de Extensão e Assuntos Culturais.

Como professora de Estágio de Língua Portuguesa do Curso de Letras (1980 a 2003), procurou sempre estimular a pesquisa e desenvolver projetos diferenciados na comunidade, valorizando a literatura, a arte e a cultura, como elos indissociáveis, no campo da educação.

Há mais de duas décadas tem participado de Grupos, Associações, Conselhos e outras Entidades cujo universo é a vida cultural de Guarapuava.

Elisabeth é casada com Docilmar Lopes de Quevedo, engenheiro civil e professor universitário, tendo dois filhos: Ávio José e Bruna Maria.

Atualmente, entre outros compromissos, coordena a Assessoria de Projetos Culturais e Resgate de Valores, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Integra 0 Rotary Club Guarapuava - Guairacá.

Elizabeth M. Z. R. de Quevedo
bottom of page