top of page

CADEIRA 15

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Frederico Guilherme Virmond Jr. nasceu na cidade do Rio de janeiro, em 20 de maio de 1829, e faleceu na cidade de Guarapuava, em 2 de julho de 1909. Casado com Maria do Belém Mendes PO de Araújo, filha de Manoel Mendes de Araújo e Ana Joaquina Santos.

De seu casamento nasceram cinco filhos, Frederico Ernesto, casado com Nincia B. Lacerda; Carolina, casada com Cel. Ernesto Frederico Virmond Queiroz; Herculano Augusto, casado com Tereza Ribas; Aníbal, casado com Nercinda Camargo; Eponina, casada com o Dr. Francisco Peixoto de Lacerda Werneck.

Foi um dos fundadores da Philantropia Guarapuavana e Membro de Honra do Grande Oriente do Brasil.

Estudou medicina e farmácia no Rio de Janeiro. Exerceu a medicina para socorrer os desamparados, sem remuneração alguma.

Em sua fazenda, Capão Redondo, dedicou-se à pecuária sempre preocupado com o melhoramento de seu plantel, tendo para isso importado animais de raça.

Homem de caráter austero e empreendedor, expandiu seus negócios, comprando mulas em Cruz Alta, RS e levando-as a Salvador, BA.

Fundou, em 1865, na margem esquerda do Rio Iguaçu a Fazenda Santa Maria, onde cultivou algodão e cana de açúcar, cujas sementes e mudas vieram com dois casais de trabalhadores que trouxe da Bahia.

Fez parte da Comissão Militar que aqui esteve para estudar e explorar a região sudoeste do Paraná.

Exerceu muitos cargos públicos: Intendência duas vezes; Deputado Provincial várias vezes; Deputado Estadual várias vezes; eleito Vice Governador do Estado, cargo que permaneceu até seu falecimento.

Durante as exéquias, houve um momento de intensa emoção, quando um grupo numeroso de ex-escravos compareceu para a última homenagem ao Velho Capitão.

Frederico Guilherme Virmond Junior
bottom of page