top of page

CADEIRA 16

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSOR

Guarapuavana, filha de Pedro Anunciato Le Pereira e de Júlia de Santa Maria Pereira, E nasceu em 19 de agosto de 1929.

 

Realizou seus cursos em sua cidade natal: Primário no Grupo Escolar "Visconde de Guarapuava"; secundário no Ginásio Estadual “Manoel Ribas"; e Escola Normal de Grau Colegial Professor Amarílio. Curso Superior, em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava, e em Pedagogia e Administração Escolar, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas; Curso de aperfeiçoamento na Universidade de São Paulo-USP e Universidade Católica de São Paulo - PUC; Curso de Extensão na Universidade de Chile; Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior na Fundação Estadual Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava e Mestrado em Educação, convênio UNICAMP/UNICENTRO, cuja monografia apresenta estudo sobre o Ensino Primário no Brasil e, especialmente, no Estado do Paraná.

Professora Primária no Grupo Escolar Visconde de Guarapuava, professora da Escola Normal de Grau Colegial Professor Amarílio e professora do Ensino Superior na Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO.

Diretora da Escola Aplicação Visconde de Guarapuava. Membro do Grupo de Implantação da Reforma do Ensino da Lei N.°5692/70, do Núcleo de Avaliação de Guarapuava, Município Piloto. Chefe do Departamento de Metodologia e Prática de Ensino da UNICENTRO. Chefe de Divisão de Assuntos Comunitários da UNICENTRO. Presidente do Rotary Clube de Guarapuava - Guairacá.

Uma das criadoras da Revista Monjolo, pesquisadora e escritora da História de Guarapuava, Secretária Geral da Primeira Diretoria da Academia de Letras Artes e Ciências de Guarapuava. Membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Guarapuava. Membro da Comissão Paroquial para os Bens Artísticos e Históricos da Catedral Nossa Senhora Belém. Tem publicados artigos na Revista Monjolo e em Jornais. Palestras sobre História de Guarapuava proferidas nos Rotarys Clubs de Guarapuva. Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores do Brasil. Membro da Comissão para correções na Bandeira e Escudo do Município de Guarapuava.

Possui títulos honoríficos de Cidadã Benemérita de Guarapuava; de Cidadā Benemérita do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava; de Amiga Emérita do 260 GAC pela participação na denominação histórica do Grupo Visconde de Guarapuava, desta Organização Militar; do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico;

Título Paul Harris e Medalha, a mais alta comenda concedida pelo Rotary Internacional todos por serviços relevantes prestados à comunidade.

Livro publicado, em parceria, Em Cena: Guarapuava, sua história, nossa vida, preparando para publicação, um mini livro para crianças A História de uma Cidade Contada por Ela Mesma. Tese de mestrado, A História do Ensino Primário no Brasil e, especialmente no Estado do Paraná. Estudos resultantes de pesquisas sobre a História de Guarapuava, da Guarda Nacional em Guarapuava, História da Educação em Guarapuava, Folclore Guarapuavano e outros, para futuras publicações.

Júlia de Santa Maria Pereira
bottom of page