top of page

CADEIRA 40

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Breve Curriculun

Ay Antonio de Oliveira é filho de Ermelino Thomas de Oliveira e Izaura Pinheiro de Oliveira. Nasceu em Ponta Grossa, no dia 24 de setembro de 1933. Fez seus primeiros estudos com a professora Jamile Farah Camargo.

Seus primeiros momentos na comunicação social aconteceram, em 1956, quando participou no Concurso da Rainha do Carnaval de rua da cidade de Ponta Grossa. Já nessa época desenvolvia atividades em Ponta Grossa na mobilização de pessoas por meio da Legião de Maria da Paróquia da Matriz de N. S. do Rosário e da Congregação Mariana da Catedral de Santana.

No período de 1958-1959, teve a oportunidade de participar em Mogi das Cruzes - SP, de estágios especiais no contexto da comunicação social nos setores de marketing, venda e publicidade de emissora de rádio.

Em 1960, chegou a Guarapuava, vindo inicialmente trabalhar como balconista da empresa Princesa dos Campos. Em face de sua ligação com a Congregação Mariana e Legião de Maria, foi convocado para participar, com Nelson Zaire de Guiné, no programa Ave Maria da Rádio Difusora.

Sentindo seu potencial na comunicação social, o vigário da matriz de N. S. de Belém, Pe. Antonio Koreman, o convidou para trabalhar como secretário da paróquia, ocasião que projetou os programas: 0 terço em família, Santa Missa aos Domingos, Ecos Marianos e Palavras de Vida, transmitidos pela Rádio Difusora de Guarapuava.

Sendo o representante da Rádio Aparecida em nossa cidade, obteve apoio para a liberação de uma concessão de rádio para Guarapuava, resultando na atual Rádio Cultura, sendo mais tarde um de seus funcionários.

Como em anos anteriores desempenhara as funções de diretor comercial, artístico e assistente de administração da Rádio Difusora de Guarapuava, aceitou um novo desafio, assumindo a direção administrativa da Rádio Emissora Atalaia.

Convidado pelo jornalista Barros Garcia, para participar na volta da circulação do semanário guarapuavano Folha do Oeste, o que ensejou a criação de sua autoria de um novo semanário: Notícias do Oeste de efêmera circulação.

Em seguida, assumiu a sucursal do Jornal O Estado do Paraná em Guarapuava, colunista dos jornais Fronteira do Iguaçu, Hoje Foz, A Notícia de Ponta Grossa, Diário do Paraná e Correio de Notícias de Curitiba.

Exerceu ainda a comunicação social na Rádio Cacique e em seguida na Televisão a cabo TV Araucária quando lançou o programa Em grande Estilo e posteriormente na TV Cidade como programa Cidade Dia-a-Dia, permanecendo no ar por dois anos.

Ary Antônio de Oliveira
bottom of page