top of page

CADEIRA 28

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Breve Curriculun

Nivaldo Passos Krüger nasceu no dia 27 de maio de 1928, em Campo das Moças, município de Canoinhas, Santa Catarina. Filho de Augusto Krüger e Araci Krüger.

Aos 7 anos, iniciou seus estudos em Canoinhas, transferindo-se para União da Vitória onde ingressou no curso ginasial.

Em 1944, veio para Guarapuava, prosseguindo seus estudos no Ginásio Estadual Manoel Ribas.

Iniciou sua vida pública aos 18 anos, elegendo-se vereador pelo Partido de Representação popular.

Em 30 de maio de 1950, casou-se com Lenita Bastos de Oliveira. Tem cinco filhos.

Foi líder de sua bancada na Câmara Municipal de Guarapuava quando ocupou o cargo de vereador. Em 1963, foi eleito Prefeito Municipal de Guarapuava. Foi três vezes presidente da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava. Fundador e primeiro presidente da Associação dos Municípios do Paraná.

Em 1970, foi eleito deputado estadual pela legenda do Movimento Democrático Brasileiro, e escolhido líder, duas vezes, pela sua bancada na Assembléia Legislativa do Paraná. Foi reeleito em 1972 Secretário da Associação Brasileira dos Municípios. Liderou no âmbito nacional a campanha dos prefeitos brasileiros contra a alteração do sistema do Imposto de Circulação de Mercadorias.

Na Assembléia Legislativa do Paraná foi presidente da Comissão do Desenvolvimento e membro da Comissão de Agricultura.

Em 15 de novembro de 1972, foi eleito novamente Prefeito Municipal de Guarapuava.

Principais realizações de sua administração anterior: Casas populares, estação de tratamento de água captadora e adutora, rede de distribuição, plano básico de urbanização de Guarapuava, conclusão da Estação Rodoviária, Cemitério da Vila Pequena, Parque de Exposição, reviveu as Cavalhadas, Código tributário, 19 grupos escolares, 173 casas escolares, restauração do Museu Municipal, reforma administrativa, Praça da Lagoa das Lágrimas, rede elétrica de Virmond a Canta Galo.

Sancionou a Lei 529 de 27-111967 que institui o Fundo Municipal de Ensino Superior destinado a manter a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava.

No ano de 1983 foi eleito novamente para o cargo de Prefeito Municipal de Guarapuava. E em 2002, eleito suplente de Senador da República.

Nivaldo Passos Kruger
bottom of page