top of page

CADEIRA 13

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Cel. Pedro Lustosa, nascido na Vila da Palmeira em 29 de janeiro de 1835, veio para Guarapuava com dois anos de idade. Pelo lado paterno, filho de João Lustosa de Menezes, sendo neto de Luiz de Souza Menezes. Seu avô foi casado com Maria do Rosário, filha do Guarda-mor, Francisco Martins Lustosa e Maria Soares de Jesus, natural de Mogi das Cruzes, São Paulo. O Guarda-mor Francisco M. Lustosa era natural de Santiago de Lustosa de Ponte de Lima —Portugal.

Pelo lado materno o Cel. Lustosa era filho de Gertrudes de Siqueira Côrtes, e essa filha de Bento de Siqueira Côrtes e Ana Maria de Jesus Siqueira, natural de Curitiba.

O Cel. Pedro Lustosa de Siqueira, em 1858, casou-se com Ana Joaquina de Faria Lustosa e com esse matrimônio recebeu de seus padrinhos e tios Manoel Ferreira dos Santos e Balbina Francisca de Siqueira Côrtes, a "sesmaria" do Capão Grande, no antigo distrito de Pinhão pertencente ao município de Guarapuava, sesmaria consignada em 1827 pelo capitão Antônio da Rocha Loures, comandante da Praça de Guarapuava. Cel. Pedro Lustosa foi um dos maiores pecuaristas de Guarapuava, sendo proprietário de cinco extensas fazendas no antigo distrito de Pinhão: Torres, Capão Grande, Bom Jesus, Pinhal Ralo e Limeira. No distrito de Entre Rios, foi proprietário de parte da Fazenda Jordão, invernadinha do Capão Bonito de Baixo, Cambará e Taguá Velho. Durante o Império exerceu o mandato de Deputado Provincial, de 1886 a 1887, sendo na República eleito o primeiro prefeito de Guarapuava. 

Cel. Pedro Lustosa faleceu aos 80 anos de vida em 13 de maio de 1915, na Fazenda Taguá, onde foi sepultado no cemitério de Santa Clara, nos campos de Entre Rios.

De seu matrimônio com Ana Joaquina teve seis filhos a seguir: Gertrudes Pureza c/c João Lustosa Dangui; Balbina Francisca c/c Teodoro de Siqueira Côrtes (primos); Domingos Lustosa de Siqueira c/c Christiana do Amaral; João Lustosa de Siqueira c/c Francisca Felix de Siqueira (primos); Maria Clara Lustosa de Siqueira c/c Isaias E de Siqueira (primos); e Luiz Lustosa de Siqueira c/c Maria Angélica Milla Lustosa.

PEDRO LUSTOSA DE SIQUEIRA.jpg

Imagem recriada com o auxílio da Inteligência Artificial e disponibilizada inicialmente pela Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava

Pedro Lustosa de Siqueira
bottom of page